Programa Boca de Lobo Sem Lixo inicia na segunda-feira (3)

Responsabilidade com o meio ambiente foi o principal pedido feito pelo prefeito Joares Ponticelli, durante o discurso que fez na manhã desta sexta-feira (31), no lançamento do Programa “Boca de Lobo Sem Lixo”.

O programa, que será desenvolvido pela Prefeitura de Tubarão, por meio da secretaria de Infraestrutura, visa à limpeza e à manutenção do sistema de drenagem pluvial. Sempre às segundas-feiras, equipes da prefeitura atuarão em um bairro específico, no qual farão a limpeza das caixas coletoras, as populares bocas de lobo, que ficam constantemente entupidas pelo lixo, contribuindo para os alagamentos em dias de chuva.

O primeiro bairro a receber as equipes da prefeitura é o Santo Antônio de Pádua. Já na próxima segunda-feira (3), a partir das 7 horas da manhã, os servidores da prefeitura iniciam os trabalhos na localidade. “Os bairros foram divididos por ordem de prioridade, levando em consideração as regiões que registram alagamentos com mais frequência. Iremos para o bairro, quantas segundas-feiras forem necessárias, até que todas as bocas de lobo daquela comunidade sejam limpas”, esclarece.

O prefeito Joares Ponticelli enalteceu o trabalho dos servidores da prefeitura e cobrou também uma contrapartida da população. “Grande parte da sujeira que está nas caixas coletoras foi depositada pelos próprios moradores. Restos de cimento de construção, mato retirado do meio-fio, garrafas, entre outros, são frequentemente jogados na boca de lobo. Os dejetos sedimentam e impedem o escoamento da água”, argumenta.

O prefeito enfatizou que o programa terá ainda um cunho educativo. “A administração vai fazer um grande esforço para deixar tudo limpo, no entanto, o mais importante desse programa é o processo educativo, porque se a comunidade não colaborar, não contribuir, de nada vai adiantar. Esperamos que os moradores se sensibilizem, fiscalizem e façam sua parte”, solicita.

O secretário de Infraestrutura Eraldo Pereira reforça que a participação dos moradores é de fato fundamental para que o programa dê resultados. “de casa em casa, nos bairros em que as equipes estiverem trabalhando. Queremos orientar sobre a correta destinação do lixo, e manter, assim, as caixas limpas e desentupidas”, ressalta.

Cronograma dos bairros:
– Santo Antônio de Pádua
– Vila Moema
– Recife
– Dehon
– Oficinas
– Centro
– Humaitá
– Humaitá de Cima
– Vila Esperança
– Passagem
– Revoredo
– São João Margem Esquerda
– Morrotes
– Monte Castelo
– São Clemente

É importante ressaltar que este cronograma de bairros atendidos será seguido, mas não necessariamente cada um em uma semana, uma vez que alguns destes bairros, por seu tamanho, podem necessitar de mais de um dia para serem concluídos. O bairro que não foi completado em um dia, será terminado na segunda-feira seguinte.

Após a realização do trabalho em todos os bairros e comunidades do município, um serviço contínuo, a título de manutenção, será realizado, uma vez por mês.