Guarda Municipal está de volta às ruas

Os servidores que integram a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) retornaram às ruas nesta segunda-feira (13). Desde julho do ano passado, os guardas municipais estavam realizando somente serviços internos.


A volta dos servidores era bastante aguardada pela população e só foi possibilitada pelo diálogo estabelecido com a novos gestores de Tubarão. “Em pouco tempo, conseguimos dar andamento a processos como compra de munição, efetivação do curso complementar, entre outras ações que nos motivaram a voltar às ruas”, salienta o diretor da Guarda Municipal, Joelson da Silva Mendes.

O primeiro dia de trabalho foi prestigiado pelo prefeito Joares Ponticelli, que fez questão de levar uma mensagem aos servidores. “Estamos muito satisfeitos com essa nova fase e esperamos que a população saiba reconhecer o esforço de vocês e renovar a confiança neste trabalho tão importante que vocês realizam e que estava fazendo muita falta. Tenho certeza de que juntos poderemos oferecer a segurança que a população tanto necessita. Vamos dar o melhor de nós”, frisa Joares.

O prefeito informou aos servidores que estão caminhando as tratativas para aquisição de uma nova sede para a Guarda Municipal. “Já conversamos com o governador e com a nova delegada para que seja cedido ao município o imóvel no qual está localizada, atualmente, a Delegacia da Polícia Civil. Acreditamos que, até o início do segundo semestre, a guarda já esteja instalada nessa nova sede”, planeja o prefeito.

Joares falou ainda da importância dos guardas como fiscalizadores do trânsito. “Quando o estacionamento rotativo for novamente implantado vocês terão um papel importante e decisivo. A cidade conta com vocês”.

No momento, a GMT conta com 33 guardas e o auxílio de quatro viaturas. Inicialmente, as fiscalizações serão feitas na área central da cidade, das 7 horas a meia-noite.

Uma das próximas iniciativas da prefeitura para qualificar ainda mais os guardas municipais será a oferta do curso complementar de porte de armas. Com carga horária de 102 horas/aula, a capacitação será realizada em março pela GMT. Ministrada pela Academia de Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), a grade curricular inclui aulas teóricas e práticas que priorizam a proteção.

Para não haver custo com deslocamento, as aulas, práticas e teóricas, acontecerão em Tubarão. A compra de munição também já foi providenciada.