Município oficializa interesse pelas escolas Mauá e Angélica Cabral

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação e Cultura, Mário Cezar de Oliveira Cardoso e o gerente de Educação, Leonardo Rodrigues Inácio entregaram na tarde desta quarta-feira (08), ao secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), Nilton de Campos, o documento no qual a prefeitura manifesta a intenção de obter, por meio de cessão, as escolas Visconde de Mauá, em Oficinas, e Professora Angélica Cabral, no bairro São Bernardo.

A intenção da prefeitura é transformar as duas unidades em Centros de Educação Infantil. “Depois de reformadas, as duas escolas, juntas, poderão receber de forma adequada, de 250 a 300 crianças”, calcula o diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação e Cultura, ao ressaltar que o município já tem recursos assegurados para a reforma das duas unidades, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Jorge Boeira.

Em reunião realizada em janeiro, a prefeitura de Tubarão demonstrou o interesse pelas duas unidades escolares desativadas pelo governo do Estado, por falta de número mínimo de alunos. “Hoje temos uma fila de espera de 518 crianças. A instalação de centros educacionais nestas escolas vai ajudar a diminuir o número de crianças que aguardam por uma vaga. Temos máximo interesse nos dois locais”, atesta Mário Cezar.

Além do documento no qual formaliza o interesse pelos dois imóveis, a prefeitura entregou também projeto com memorial descritivo, informações detalhadas de como vai usar os espaços, explicou a necessidade do município e apresentou a demanda por vagas na educação infantil.

O secretário-executivo da ADR, Nilton de Campos informou que após a análise jurídica, a documentação será encaminhada à Gerência de Bens Imóveis, da secretaria de Estado da Administração e depois para assembleia legislativa, responsável pela aprovação da cessão. “Depois destas etapas, o governo deve sancionar a cessão por um período de 20 ou 30 anos. O interesse é mútuo e vamos nos esforçar para que todos os trâmites transcorram rapidamente”.