Campanha alerta os homens para o câncer de próstata

Os números são considerados alarmantes. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata mata um homem a cada 40 minutos no Brasil. E o alerta não para por aí. A doença já figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre a comunidade masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.

Pela estimativa do instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016 devem ser diagnosticados 61.200 novos casos da doença no país. Em valores absolutos, este câncer é o sexto tipo mais comum no mundo. No Brasil, todos os anos, cerca de 13 mil homens perdem a vida em decorrência do câncer de próstata. Muitos por medo de procurar o auxílio médico ou por preconceito do exame.

Jorge Ávila tem 54 anos. Precavido, sempre procura o seu médico para fazer os exames preventivos. Além dos testes de sangue, o técnico administrativo faz ainda o exame de toque retal. Os dois exames são necessários para identificar o câncer de próstata.

“Desde os 51 anos eu faço os exames preventivos. Fui incentivado pela campanha novembro azul. Na minha opinião, é melhor prevenir o problema. Mas, se for constatada a doença, que seja então no início, para que eu possa fazer o tratamento com sucesso”, disse o técnico administrativo.

Durante todo o mês de novembro, diversas atividades serão realizadas em Tubarão para chamar a atenção sobre o tema. Além de palestras, as Unidades Básicas de Saúde funcionarão em regime especial, principalmente para atender os homens que trabalham durante a semana e não podem comparecer as UBSs.

“O importante é que os homens procurem os postos e peçam informações. Muitas unidades abrirão as portas nos sábados, justamente para atender aqueles homens que não tem tempo disponível durante a semana. A intenção é orientar e prevenir, já que a doença mata muita gente todos os anos no Brasil”, afirmou Maryucha Miranda de Oliveira, secretária de saúde de Tubarão.

Fonte: Decom/PMT