Central do Cidadão: Cerca de 4 mil atendimentos são realizados mensalmente
A Central do Cidadão foi criada especialmente para que a população possa tratar seus assuntos com o município de maneira mais prática e eficiente. No local é realizado pagamento de taxas, solicitações de serviços, obras e certidões, além da emissão de alvarás, IPTU e outros serviços municipais.
O cidadão pode realizar várias solicitações com apenas uma senha, como Atendimentos Diversos (tributos e encaminhamento de processo), Vigilância Sanitária, Cadastro Imobiliário e Mobiliário, Urbanismo e PROCON. Por exemplo: após ser atendido junto ao setor imobiliário, poderá ser redirecionado para a Vigilância Sanitária com a mesma senha.
Desde o ano de 2014 existe também um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal dentro da central. Assim, ao solicitar um serviço, o contribuinte pode pagar no mesmo local. “Antes o município tinha vários departamentos separados. Com a Central do Cidadão ficou tudo junto, mais prático e eficiente. Especialmente com o posto de atendimento da Caixa Econômica Federal, onde o cidadão pode solicitar o serviço e já pagar dentro da central, sendo assim mais seguro e podendo agilizar o processo”, afirma a gerente de atendimento ao público da Central do Cidadão, Maria Luiza de Quadra Dal-Bó.
A maior demanda de atendimento está nos guichês de “Atendimentos Diversos”, que centraliza todos os tributos municipais e encaminhamento de processos; e também no Urbanismo, para aprovação de projetos, emissão de alvarás e outras licenças. Por mês, são realizados em torno de 3.600 atendimentos na Central do Cidadão, onde trabalham 40 funcionários.
Cartão SUS: É importante frisar que agora o documento não é mais emitido na Central do Cidadão, mas sim na Secretaria de Saúde, postos de saúde e policlínica.
Fonte: Decom/PMT