2ª Caminhada Contra o Trabalho Infantil será realizada nesta sexta
Cerca de três milhões de crianças e adolescentes são vítimas do trabalho infantil no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estudos mostram que 90% deles sofrem com a defasagem escolar e que um em cada quatro abandona a escola.
Para sensibilizar a sociedade sobre os malefícios da atividade precoce e a importância da inserção de crianças e adolescentes em serviços socioeducativos, ocorre nesta sexta-feira (10), a 2ª Caminhada contra o Trabalho Infantil, promovida pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
A Caminhada está programada para começar às 14 h, com saída em frente a rodoviária antiga até a Fundação de Desenvolvimento Social (Casa da Cidadania).
O município de Tubarão apresentava no último Censo Demográfico, em 2010, dados alarmantes com relação ao trabalho infantil. Dentre os casos constatados pelos recenseadores, observava-se grande número de crianças sob trabalho infantil e adolescentes inseridos no mercado informal de trabalho, desrespeitando seus direitos constitucionais.
A ação também defenderá os direitos dos adolescentes, para que a partir dos 14 anos, haja inserção em atividades de preparação para o mercado formal de trabalho, como aprendizes.
Fonte: Decom/PMT