Diversas ações marcaram solenidade de homenagem aos bombeiros de 1974
No dia 31 de março de 1973, a Estação de Bombeiros de Tubarão (EBT) foi fundada. A instituição contava, na época, com um efetivo com cerca de 20 bombeiros militares. No primeiro ano de existência, com poucos equipamentos de combate, a estação enfrentou uma das maiores ocorrências da história de Tubarão: a catastrófica enchente de 1974. Em meio a tragédia, a pequena equipe de bombeiros, juntamente com exército e moradores, auxiliou a Cidade Azul nos seus piores dias.
Como forma de enaltecer o passado, diante da atuação destes bravos guerreiros, o município de Tubarão localizou alguns dos valentes bombeiros para que estes fossem homenageados com a entrega de medalhas de honra ao mérito. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (2), no 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Tubarão. Dos bombeiros atuantes na enchente, oito puderam estar presentes no ato. O primeiro comandante da sede do Corpo de Bombeiros de Tubarão, Tenente-Coronel Francisco de Assis Vitowski, tambémcompareceu.
Com sentimento de dever cumprido, o Tenente-Coronel proferiu um discurso emocionado ao prestar homagem aos seus comandados que atuaram durante a catástrofe. “Depois de ver meus amigos, que batalharam comigo, que andaram de canoa em plena escuridão da noite salvando pessoas nas mais inusitadas situações, digo que já posso descansar em paz. Essa homenagem tem um gosto muito especial para todos nós”, afirma Francisco de Assis Vitowski.
Com o uso da palavra, o prefeito Olavio Falchetti ressaltou o grande empenho exercido pelos bombeiros. Além disso, ressaltou os trabalhos executados pelo município em prevenção a futuras enchentes. “Hoje, temos um clima de tranquilidade, amparados pela Defesa Civil e pelas estações hidro-metereológicas instaladas ao longo do rio, que nos permitem uma antecipação dos fenômenos climáticos que medem a chuva e os níveis dos rios”, afirmou Olavio.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Onir Mocellin, destacou a importância da parceria entre município e corporação, para a prevenção de possíveis catástrofes climáticas. “O bombeiro trabalha na resposta das ações quando ocorre alguma calamidade, já o município juntamente com a Defesa Civil, trabalha na prevenção. Preparados e atuantes, por meio desta parceria, reduzimos a situação de tragédias futuras”, explica o Coronel.
Após cumprir os requisitos previstos na lei 6.6218 de 1983, denominada Estatuto dos Militares do Estado de Santa Catarina, bombeiros militares adquirem o direito de ir para reserva. Durante a solenidade, com o reconhecimento do Comando do 8° Batalhão de Bombeiros Militar, estes profissionais que dedicaram anos de serviço a comunidade, também foram homenageados e conquistaram o direito ao merecido descanso.
Civis também ganharam atenção especial durante a solenidade. Os alunos do Curso Básico de Atendimento a Emergência, organizado pelo Corpo de Bombeiros Militar, encerraram os trabalhos com uma formatura. Após participar de atividades teóricas e práticas, os 22 formandos receberão os certificados de conclusão.
Além de celebrar conquistas, o Corpo de Bombeiros Militar, ganhou dois presentes. Durante a solenidade, a instituição recebeu duas viaturas que serão utilizadas pela Seleção de Atividades Técnicas (SAT), nas ações preventivas, como vistorias e exercício do poder de polícia. Os veículos foram adquiridos por meio do convênio firmado entre o município e o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. Para a compra, foram investidos R$ 71.000,00.
Fonte: Decom/PMT