Município utiliza pregão eletrônico para compra de materiais

Uma plataforma de leilão eletrônico permite ao comprador um alcance maior de fornecedores, já que qualquer cidadão pode fazer uso do mesmo. Tendo ciência disso, o município passou a utilizar tal recurso para fazer as licitações necessárias às secretarias e fundações. O primeiro procedimento, lançado no dia 1º de maio, foi para a compra de cinco itens de informática.

Durante a 1ª etapa, as empresas interessadas na venda dos itens apresentaram suas propostas. Já na 2ª etapa, elas ofereceram seus lances. A partir deste ponto, os menores valores foram conhecidos, bem como, os vencedores da fase de lances. A partir desta terça-feira (31) a 3ª etapa, as empresas vencedoras têm dois dias uteis para enviar as habilitações exigidas pelo edital. O município conhecerá os fornecedores habilitados após as documentações serem deferidas. “O pregão eletrônico é uma forma de alcançarmos mais fornecedores. Se este primeiro procedimento tiver êxito, teremos mais procedimentos por meio desta ferramenta”, afirma o diretor de licitações Jardel Hobold Tonello.

Ao todo, 15 empresas participaram do pregão para os cinco produtos de informática. A economia total foi de 31%, comparado ao valor estimado para a compra dos itens. Como exemplo o item “Computador com monitor 18,5”, o preço de referência estabelecido pelo município foi de R$ 2.874,62 (valor baseado em pesquisas de preço, com empresas locais) e a oferta vencedora foi de R$ 1,749,99. “Através desta iniciativa, ampliaremos nosso meio de atuação. Por exemplo, a compra de itens de informática é bem específica, anteriormente, com a compra de empresas regionais nós tínhamos dois fornecedores e agora para esta são 15”, afirma o gerente de gestão Ricardo Duarte.

Já estão programadas também outras duas licitações por meio do pregão eletrônico. Ambas serão lançadas no dia 09 de junho e serão referentes a compra de aproximadamente 200 itens para a saúde. O decreto municipal 2450 de 2007, permite ao município a compra através de pregão eletrônico. No mesmo, está estabelecido que a plataforma utilizada é o site cidadecompras.com.br.

Fonte: Decom/PMT