Teste rápido contribui com medidas de prevenção à Aids

Em Tubarão, no último semestre, uma medida de prevenção e diagnóstico precoce em combate à Aids passou a fazer parte da rotina das unidades básicas de saúde. O Teste Rápido, antes oferecido apenas no Centro de Atendimento Especializado em Saúde, também pode ser realizado nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A meta é que até o final deste ano, todas as UBSs ofereçam o serviço.

O teste é realizado por um enfermeiro e permite interpretar o resultado em, no máximo, 30 minutos. O exame é de fácil execução e não necessita de estrutura laboratorial. O procedimento é recomendado para testagem de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

A aderência ao teste iniciou aos poucos, em junho de 2015, com apenas sete unidades oferecendo o procedimento. No mês de janeiro, ainda de forma gradativa, todas as unidades começaram a aplicar o teste, passando de 80 para 313 exames realizados, por mês. “O município vem, cada vez mais, facilitando o acesso e possibilitando o diagnóstico precoce”, ressaltou a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Maryucha Miranda de Oliveira.

A ONU emitiu um relatório pedindo medidas de prevenção e combate à Aids. O documento destaca que a rápida ampliação do acesso ao tratamento contribuiu para o declínio de 42% no número de mortes relacionadas a doença desde o pico registrado em 2004.

Ainda conforme a organização, o relatório ressalta o papel crucial da sociedade civil na garantia de muitos dos avanços obtidos e na liderança exercida por pessoas vivendo com HIV.

 

Fonte: Decom/PMT