Shows encerram o evento Ação Cidadania
As comemorações dos 146 anos da Cidade Azul ofereceram diversas atrações à população nesta quarta-feira (25), com o evento “Ação Cidadania 146 anos”. Secretarias e fundações, acompanhadas de algumas entidades municipais se juntaram para garantir que os tubaronenses tenham acesso à cultura, saúde, beleza e recreação em um mesmo local. As atividades foram realizadas em frente ao Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick e chamaram a atenção de todos os que passaram por lá, sendo um dos pontos altos do evento, os shows oferecidos.
A celebração iniciou às 9h com a entrega dos certificados “Tubarão 146 anos” à todas as entidades integrantes, que contou ainda com a apresentação da Orquestra Santa Terezinha do Menino Jesus. Desde então, as diversas tendas no local abrigaram produtos de artesanato, ações sustentáveis, de beleza e saúde, tecnologia e informação. “O objetivo principal do evento é que as fundações possam confraternizar com as entidades parceiras e com a população. Também trazer essas instituições e mostrar à população quem elas são, com o intuito de mostrar o trabalho realizado. Além disso, é uma oportunidade para valorizar os artistas e entidades que trabalham com a cultura e mostrar toda graça e alegria que representam”, explica o secretário de Cultura e Esporte José Acco.
Logo na entrada, a tenda da Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat) trouxe aos moradores mudas de árvores frutíferas, orientações sobre coleta seletiva e oficinas ambientais. “Em nossa tenda, ensinamos os interessados a fazer o sabão, proveniente do óleo, bem como, a fazer uma composteira. Mostramos também como fazer a reciclagem de materiais de construção civil. Levamos isso, porque não adianta fazermos nosso trabalho na fundação e não termos contato com os moradores. É preciso repassar a informação”, afirma o diretor-presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente Guilherme Bressan.
Já na tenda da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, as mulheres participantes do grupo “Mulheres em Ação”, levaram seus materiais de artesanato para expôr aos visitantes do evento. “ A exposição dos trabalhos proporciona a motivação e autoestima das mulheres, além de propiciar aos visitantes a oportunidade de conhecimento de um trabalho da qualidade. Valorizando o trabalho delas a cidade também é valorizada”, relata a secretária de Desenvolvimento Social Jane Dal-Bó Falchetti.
Na área da saúde, a Fundação levou ao público, atividades de fisioterapia preventiva, explicações sobre a escovação dentária, aferições de PA e HgT, orientações de nutricionistas relacionados ao cálculo de IMC, sobre o programa de endemias e o CAES (doenças infectocontagiosas).
Quantos as entidades participantes, foram 13, de diversos setores. Uma das maiores atrações foram as feiras de artesanato, que levaram à população, produtos de qualidade a um baixo custo. Estavam expostos: peças de crochê, tricot, lembrancinhas de cidade litorâneas feitas com conchas e até mesmo ostras. Bem como, produtos alimentícios, como bolachas e pães e objetos de decoração. “Participar das feiras e consequentemente fazer parte do Economia Solidária faz com que a gente conheça pessoas diferentes e assim, fazemos novas amizades”, afirma Sílvia Vieira, artesã participante da Ação Cidadania 146 anos.
Duas ações também chamaram atenção no aniversário de Tubarão: O culto ecumênico e a entrega de medalhas de honra ao mérito aos soldados que atuaram na enchente de 1974. Quando ao culto ecumênico, este foi dirigido por três entidades religiosas: igreja quadrangular, representada pelo vereador Edson Firmino, a igreja espírita representada por Carlos Fernando Bairros Ferreira e a igreja católica pelo bispo Dom João Salm. Já durante as homenagens aos soldados, o Major Varella, comandante da companhia em 1974, falou sobre as dificuldades que passaram com a tragédia e a superação dos soldados para ajudar a cidade.
Para fechar com chave de ouro as festividades, além dos músicos que se apresentaram durante a manhã e tarde no evento, outras bandas municipais também mostraram todo o seu talento à comunidade tubaronense. Foram elas: Ana Liberato e Banda, banda Equinox, Soda Acústica, Sandro Rios e Banda, Juliano Demétrio O Mestre dos Magos e Banda e Máfia dos Insanos.
Saiba mais: Ainda integrando a programação dos 146 anos de Tubarão, ocorre neste sábado (28) a 11º Cavalgada Tropeira pelo Picadão da Serra. A ação é promovida pela Ordem dos Cavaleiros de Santa Catarina e reproduz o trajeto que os antigos tropeiros faziam, na época da colononização. A cavalgada saiu no dia 21 sairão de Painel, na serra Catarinense, e percorrerão outros seis municípios até chegar a Tubarão, onde todos estarão comemorando os 146 anos da cidade.
Mais eventos:
Para completar as atividades de 146 anos de Tubarão, o Clube de Corredores de Rua (Cortuba), realiza neste domingo (29), a Meia Maratona. As provas serão individuais, de dupla ou quarteto, e os horários são: às 6h30, onde ocorrerá a abertura oficial, ás 7h com a largada da prova infantil e para portadores de necessidades especiais (PNE) e às 7h30 com a largada principal.
O encontro dos participantes do evento, ocorrerá em frente ao bloco sede da Unisul. O município é apoiador deste evento.