Estabelecimentos recebem intimações após vistorias

A Vigilância Sanitária de Tubarão entregou, nesta sexta-feira (13), intimações em duas empresas de Tubarão, por estas apresentarem riscos para a proliferação do mosquito causador da Dengue, Zika e Chycungunia. A ação foi realizada em parceria com Programa Municipal de Combate às Endemias (PMCE).

Nos referidos estabelecimentos, vistorias foram realizadas pelo Programa de Combate às Endemias onde identificaram irregularidades. Diante da situação, as duas empresas foram orientadas a regularizar os problemas apontados.

Com a falta de cumprimento, o PMCE cadastrou os dois estabelecimentos como Pontos Estratégicos Críticos, sendo assim, a Vigilância Sanitária passou a fazer parte da ação. “Os casos que o PMCE não consegue regularizar, por meio de recomendações, a Vigilância Sanitária está sendo atuante”, reforçou o coordenador da Vigilância Sanitária, Fernando Luiz Garcia.

Respeitando a Lei Estadual 3.687/10 e Norma Técnica DIVE/DIVS 001/15, a Vigilância Sanitária do município vistoriou os locais e intimou os proprietários. Agora, as irregularidades apontadas devem ser regulamentadas no prazo legal de 10 dias.

Confira as exigências:

– Evitar a existência de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti e Aedes Albopictus;
– Realizar a cobertura de pneus, carcaças, garrafas, sucatas e qualquer outro material que permita o acúmulo de água ou a exposição ao tempo;
– Realizar a manutenção e limpeza periódica do local de depósito de materiais.

Para denunciar irregularidades em estabelecimentos comerciais ou residenciais, o cidadão deve abrir um protocolo na Central do Cidadão ou entrar em contato com a Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 3621 9051 ou e-mail ouvidoria@tubarao.sc.gov.br.

 

Fonte: Decom/PMT