Coopercafes é criada em Tubarão

Uma união entre seis cooperativas catarinenses fornecerá produtos agropecuários oriundos da agricultura familiar para consumidores locais e para a merenda escolar. Os mais de 550 associados formam a Coopercafes (Cooperativa Central da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Santa Catarina), criada na última segunda-feira (4). A princípio, a iniciativa conta com os seguintes apoiadores: Producooper, Cooperagreco, Cooperrica, Coofasul, Coonafor e Cooaff.

A Central estará localizada na CEASA em Tubarão e permitirá que os produtores busquem apoio em logística, resultando em uma maior escala e rapidez na entrega da produção, e consequentemente, aumentando a renda das famílias rurais e a qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor.

A estrutura de apoio contará com box, câmara fria, caminhão, veículo e escritório de apoio. Estes equipamentos foram adquiridos pelo município através de recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) do Governo Federal.

Em breve outras cooperativas familiares do sul do estado farão parte da Central, fortalecendo ainda mais a Agricultura Familiar.

 

Fonte: Decom/PMT