Funat comemora 5 anos nesta quarta-feira (30)
Formular e implementar a política ambiental, bem como, promover diretamente ações e programas para o desenvolvimento sustentável do município. Estas são as principais funções exercidas pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat), há exatos 5 anos em Tubarão no dia 30.
Nesta quarta-feira (30), em alusão ao aniversário da Fundação será realizado o seminário intitulado “Fortalecendo a gestão ambiental municipal”. No qual, serão debatidos temas de interesse da sociedade e do poder público em relação à questões ambientais e a municipalização do licenciamento ambiental.
A Funat no município: Confira abaixo algumas ações destes cinco anos.
– Criação do Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA). Esta, teve o objetivo de promover ações destinadas a uma adequada gestão dos recursos naturais, incluindo a manutenção, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, de forma a garantir um desenvolvimento integrado e sustentável.
– Sediamento da instituição do Núcleo Municipal de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Numeas).
Este, tem a missão de planejar e promover processos educacionais voltados à questão ambiental. Para isso, utiliza-se da disponibilização de informações, da promoção de eventos, das parcerias entre as instituições públicas e privadas e de outras atividades de caráter cultural e ambiental.,
– Criação do projeto “Tubarão Rumo ao Lixo Zero”. Por meio deste, a Fundação dá vida aos Planos Municipais de Resíduos da Construção Civil (RCC) e de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Ambos estão em fase de elaboração.
* Ainda pelo programa, a Fundação distribuiu pela cidade, mais de 100 lixeiras. Criou pontos de coleta de óleo saturado e três ecopontos. Instalou quatro placas com os dizeres “Proibido jogar lixo”, pelos principais pontos de descarte incorreto de resíduos no município. E também, realizou diversas palestras educacionais.
– Investimentos na capacitação de profissionais além de compras de equipamentos e a implantação de um sistema semelhante ao operacionalizado na Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). Aquisição de dois veículos, equipamentos de medição e investimento em capacitação de seus servidores.
– Por meio do trabalho da Funat, as fiscalizações e vigilância das atividades que visam à proteção ambiental tornaram-se mais efetivas.
– Disponibilização de um calendário com datas comemorativas associadas à temas ambientais. Por meio deste, o poder municipal juntamente com a Funat assume o compromisso de promover, desenvolver e fomentar campanhas e atividades relacionadas às datas estimulando a consciência sustentável da população tubaronense.
Fonte: Decom/PMT