Bairro Revoredo é vistoriado por agentes de saúde e forças armadas
O bairro Revoredo recebeu a visita de soldados do exército acompanhados de agentes comunitários de saúde, na manhã desta terça-feira (16). Os grupos passaram nas residências, distribuíram material educativo e orientaram os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chicungunya. A força tarefa iniciou no último sábado e será finalizada na quinta-feira, até lá mais dois bairros serão visitados. Amanhã (17), é a vez do bairro Humaitá e na quinta-feira (18), a equipe estará na comunidade de São João ME.
Para a coordenação do Programa, o serviço de saúde avalia de forma positiva a participação do exército. “O respeito e a confiança que as pessoas sentem em relação ao exército, facilitam o acesso do serviço de saúde, quando se trata de informar e orientar o cidadão”, destacou a coordenadora do PMCE, Kallinka Mattos Gomes.
Diariamente os agentes comunitários de saúde realizam visitas domiciliares, porém, em alguns casos eles não conseguem fazer a visita. “Em casos como este, da força tarefa, nós precisamos entrar no imóvel, orientar o cidadão sobre alguns cuidados necessários. Com o apoio do exército, nós conseguimos fazer isso com mais efetividade”, disse o agente comunitário de saúde, Daniel Boeger.
Um dos soldados que participaram da atividade de hoje, falou sobre a gratificação em participar de ações de saúde pública. “Além de ser um aprendizado, nós estamos colaborando para a prevenção”, disse o soldado Severino.
As ações continuam durante essa semana, nos bairros Humaitá e São João. Quem tiver interesse em denunciar algum caso, pode entrar em contato com a Ouvidoria através do 3621 9051 ou protocolar na Central do Cidadão, com horário de funcionamento das 13h às 18h.
Fonte: Decom/PMT