Novos focos do mosquito Aedes aegypti foram detectados
Nas últimas semanas, duas coletas de água em armadilhas acusaram positivo para o mosquito Aedes aegypti. Os dois procedimentos foram realizados no mesmo dia, um no bairro Vila Esperança e outro no bairro Dehon, contabilizando o 8° e o 9° focos do mosquito, registrados em 2015, em Tubarão.
As coletas foram realizadas no dia 23 de dezembro. A análise do material coletado foi realizada pela 20° Regional de Saúde no mesmo dia, onde foram detectadas 9 larvas positivas na armadilha do bairro Dehon e 29 no bairro Vila Esperança. Depois disso, a equipe de Combate às Endemias retornou ao local, onde houve a confirmação de foco e, trabalhando de forma estratégica, fez uma varredura em um raio de 300 metros a partir do ponto do foco. Este procedimento foi realizado nos dias 28, 29 e 30 e nenhum outro foco foi detectado.
Conforme o supervisor de atividades do programa, José Luiz Ferreira de Araújo, é importante que as pessoas evitem todo o tipo de acúmulo de água, pois isso vai dificultar a proliferação do mosquito.
Fonte: Daniela Goulart/PMT/Decom