Fundação de Desenvolvimento Social representa SC em conferência nacional

Para analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, a 10ª Conferência Nacional de Assistência Social iniciou nesta segunda-feira (7), em Brasília (DF). Com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”, o evento seguirá até esta quinta-feira (10).

Estão representando o município de Tubarão e o estado de Santa Catarina, junto com outros 34 delegados, a diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social Jane Dal Bó Falchetti e a assistente social do Centro de Referência de Assistência Social da Passagem Elinéia do Nascimento. “A conferência deve efetivar aquilo que já está na legislação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O município executa e é responsável pela oferta dos serviços. A União e o estado são responsáveis por assessorar, orientar e principalmente financiar”, afirma Jane.

Cerca de 1,8 mil pessoas, entre trabalhadores e usuários da assistência social e representantes dos governos federal, estaduais e municipais participam do encontro.

Os debates prévios ocorram em 5.429 conferências municipais e 27 conferências estaduais, onde foram eleitos os delegados que participam desta etapa nacional.

 

Fonte: Decom/PMT