Corferbal e o esporte em destaque na Oficina do Esporte desta sexta (30)

As crianças inseridas no Programa Atleta do Futuro – Olímpico, fruto da parceria da Fundação Municipal de Cultura e Esporte (FMCE) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), irão conhecer mais um esporte olímpico, nesta sexta(30), o esporte que será apresentado é o Coferbal.

Na programação, as crianças do PAF – Olímpico terão a oportunidade de trabalhar com o Corferbal, sabendo um pouco do seu histórico, regras, curiosidades (Quiz), atividades manuais e jogo pré-desportivo. As atividades são direcionadas para crianças com idade entre 8 e 13 anos, alunos da rede municipal e estadual de ensino. As atividades serão realizadas das 13h30 às 17h, no Sesc, localizado na rua Antônio Hulse, 411, bairro Dehon. No final das atividades as crianças recebem um lanche e tem transporte gratuito para vir e retornar para as suas comunidades.

Saiba mais:

Corfebol em holandês korfbal, é um esporte coletivo praticado principalmente na Holanda e na Bélgica. Ele difere de outros esportes semelhantes, pois é praticado por equipes mistas, formadas por quatro homens e quatro mulheres.

O Corfebol surgiu na Holanda no ano de 1902 influenciado de um jogo sueco denominado Ringball e foi inventado pelo professor de Educação Física, Nico Broekhuvesen.

Só em 1946, pode-se considerar que foi iniciado o processo de divulgação em nível mundial, que começou pela Grã-Bretanha, Dinamarca, Alemanha, Espanha, e em alguns países da Ásia. E até hoje, o número de países vêm aumentando e consequentemente aderindo à I.K.F, que atualmente têm 43 países filiados.

O primeiro torneio internacional promovido pela Federação internacional de Korfball, foi disputado em 1963, pela Holanda, Bélgica e Seleções Nacionais Britânicas. Este campeonato continuou sendo disputado anualmente até 1974, quando a República Federal da Alemanha enviou sua seleção para participar do evento. Aos poucos, outros países começaram a disputá-lo. E como a quantidade de países aumentou consideravelmente, foi criado um Campeonato Europeu, que se mantém até hoje, e é disputado de quatro em quatro anos. Fonte – http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br

 

Fonte: Eduardo Ventura/Decom/PMT