Ana Alves dos Santos: 27 anos de serviço público

Há exatos 68 anos, Tubarão encontrava-se em um processo de evolução constante. Junto a ela, estava Ana Alves dos Santos. Uma adolescente que se mudou para o município com 15 anos de idade em busca do primeiro emprego. Dois anos depois de sair de Gravatal, em 1947, almejando a tão sonhada independência, Ana tornava-se servidora pública da prefeitura de Tubarão. Hoje, com 85 anos e sete filhos, a aposentada dedica-se a cuidar da casa e a fazer crochê.

Assim que começou a trabalhar, a prefeitura ficava na Casa da Cidade, na avenida Marcolino. Logo que entrou na prefeitura, Ana trabalhou na Seção de Obras, mas logo em seguida foi destacada para a Junta do Serviço Militar, por onde ficou os 27 anos dedicados ao serviço público. Neste período, aprendeu a rotina da Junta com dois tenentes e ainda com um major. Ela iniciou sua carreira com 17 anos e aposentou-se em 1974 com 44.

Neste dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público, a aposentada admite que sente falta das amizades que fez enquanto exercia o cargo. “Quando o final do ano chegava, o prefeito reunia a gente no Gabinete e comemorávamos a chegada de um novo período”, relata Ana. Ela afirma ainda que, todos eram muito unidos e que as amizades iam além do ambiente de trabalho. “Antes, nós nos reuníamos para jantar, acho que atualmente isso não existe mais”, conta a aposentada.

Ponto facultativo: O ponto facultativo do Dia do Servidor Público foi transferido em Tubarão. A data comemorada no dia 28 de outubro será adiada para o dia 30. Para tanto, o Decreto Lei 3.270 de 2015, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos, será alterado.

A decisão do município foi embasada em decretos de outras repartições públicas, como o governo do estado.

A Fundação de Educação, Centros de Educação Infantil e escolas não seguirão o decreto e atenderão normalmente. O ponto facultativo das instituições foi antecipado para o dia 13.

Já a Fundação de Saúde, bem como as unidades de saúde, serviços especializados e clínicas de referência seguirão o decreto e estarão fechadas para o atendimento ao público durante o ponto facultativo.

No dia 2 de novembro, feriado nacional do Dia dos Finados, as repartições públicas e fundações não funcionarão.

Somente os serviços considerados essenciais como manutenção de semáforos, coleta de lixo, ambulâncias, Guarda Municipal, serviço de vigilância e Defesa Civil estarão à disposição da população nestes dias.

 

Fonte: Pamela Mendes/Decom/PMT