Unidades de Saúde realizam mutirão de vacinação em escolas

Para alcançar a meta de 2.100 meninas entre 11 e 13 anos imunizadas contra o HPV, em Tubarão, as unidades de Saúde realizam mutirão de vacinação nas escolas. A vacinação possibilitará prevenir o câncer de colo de útero, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil.

Nesta quarta-feira (19), foi a vez da ESF São Martinho II atender a EEB Martinho Alves dos Santos. Hoje e amanhã, cerca de 140 meninas desta escola devem receber a dose.

A ESF encaminhou um termo para a instituição, e a partir disso a mesma se organizou para oferecer espaço e tempo para realizar a ação. “Fizemos um levantamento de alunas que se enquadram nessa faixa etária, convocamos todas e explicamos o objetivo da vacina e o que é o HPV, e até agora está sendo bem aceito”, explicou a assessora pedagógica da escola, Antônia Regina Cardoso Gonçalves.

Para a estudante Diane Claudino Marques, 12 anos, vale a pena sentir um pouco de dor para se prevenir do HPV. A mãe da menina acompanhou a ação, e destacou o apoio à campanha. “Em nenhum momento pensei em não autorizar a imunização em minha filha, temos que aderir a essa campanha”, disse Sandra Rodrigues Marques.

A atividade foi organizada através da enfermeira Alyne Lopes Zanini, com o apoio das agentes comunitárias de saúde, Maria Aparecida S. Caetano e Maria Cristina M. Cardoso.