Nível do Rio Tubarão é estável

Diante das fortes chuvas ocorridas no município, o Rio Tubarão está com seu nível estabilizado com tendência de descida lenta, informa a secretaria de Proteção e Defesa Civil. Na estação hidrológica localizada na ponte Orlando Francalacci, o rio atingiu o pico por volta das 12h, com 3,44 m. Já o pico máximo da maré astronômica foi às 13 horas, condição que segura um pouco o escoamento do rio.

Os níveis do rio em Orleans, Braço do Norte e São Ludgero estão na descendência, condição que permite prognosticar também a baixa do nível em Tubarão. Além disso, nas cidades mais próximas à encosta da serra, a chuva também cessou ou é de fraca intensidade, assim como na Cidade Azul.

De acordo com informações da Defesa Civil, a previsão para os próximos dias é positiva em relação à diminuição da precipitação para as próximas horas e dias. Na imagem ao lado, o modelo COSMO ilustra o registro das chuvas para esta sexta-feira (23). Em Tubarão e região, o dia segue sem registros significativos, diferentemente do Norte e Meio Oeste do Estado.

“É importante destacar que os moradores de encostas devem ficar atentos aos barrancos, pois como o solo está saturado com toda a chuva do mês, se notarem qualquer movimento do solo, saiam do ambiente”, salienta o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão Rafael Marques. Caso o morador observe alterações e movimentações de solo, deve entrar em contato com o órgão, pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

Fonte: Amanda Defreyn/Decom/PMT