Alerta da Defesa Civil Municipal à população
A secretaria de Proteção e Defesa Civil municipal está atenta à mudança meteorológica do tempo que atingirá Santa Catarina nos próximos dias. Em função das previsões, o órgão pede a atenção da população para os próximos dias, pois indicam grande acumulado de chuva a partir desta quinta-feira (8), e deve seguir até segunda-feira (12).
Neste período, a Defesa Civil orienta para que a comunidade fique atenta a qualquer movimentação do solo, tal como a inclinação de árvores, cercas, postes e pedras, por exemplo. “Solicitamos que se possível a comunidade ajude a manter limpas as bocas de lobos e tubulações de drenagem,” salienta o secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão Rafael Marques. “Áreas alagadas não deverão ser transitadas”, completa.
A secretaria está fazendo o monitoramento das condições no município e também na Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, através de equipamentos próprios da Agência Nacional de Águas, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e do CIRAM-EPAGRI.
Confira as previsões a partir da quinta-feira (8):
Na quinta-feira (8) e sexta-feira (9), há chance de chuva forte, com descargas elétricas e temporais isolados, além de possibilidade de ventania e granizo em Santa Catarina. Estão registrados totais elevados de chuva nesse período, chegando a 150-200 mm em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Essa chuva representa mais do que o esperado para o mês inteiro.
Nas demais regiões do estado, os totais de chuva devem ficar entre 70 a 80 mm no período, podendo superar 100 mm em algumas localidades.
Acumulados previstos:
Quinta-feira (8): 50 a 60 mm nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.
Sexta-feira (9): 50 a 60 mm em média, chegando a 100-120 mm em algumas localidades do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul
No sábado (10): 30 a 50 mm do Meio Oeste ao Litoral
Domingo (11): 40 a 50 mm em média do Planalto ao Litoral, chegando a 60-80 mm em algumas localidades
Informações e dúvidas devem ser encaminhadas à secretaria de Proteção e Defesa Civil, através dos contatos:
Disque Defesa Civil – 199
(48) 3632-5856
(48) 3628-4377
(48) 3632-8402
Fonte: Amanda Defreyn/PMT