Badminton em destaque na Oficina do Esporte
O badminton é um esporte desconhecido para a maioria dos brasileiros, e nesta semana em Toronto, no Canadá, a delegação brasileira que disputa os Jogos Pan Americanos mostrou condições de levar a sério esse esporte no Brasil, conquistando três medalhas, sendo duas de ouro e uma prata.
E desde o inicio do ano cerca de 70 crianças estão inseridas no Programa Atleta do Futuro – Olímpico, fruto da parceria da Fundação Municipal de Cultura e Esporte (FMCE) e o Serviço Social do Comércio (Sesc). Ao longo da semana, elas terão contato com as modalidades tradicionais como Futsal e Futebol, e as desconhecidas para eles como: tchoukball,rugby, cooferball, fresesbie e badminton.
Na programação desta sexta-feira (17), as crianças do PAF – Olímpico terão a oportunidade de trabalhar a modalidades de badminton, com histórico, regras, curiosidades (quiz), atividades manuais e jogo pré-desportivo. As atividades são direcionadas para crianças com idade entre 8 e 13 anos, alunos da rede municipal de ensino e do Programa Atleta do Futuro PAF- Olímpico.
As atividades serão realizadas das 13h30 às 17h, no Sesc, localizado na rua Antônio Hulse, 411, bairro Dehon. A próxima edição do Oficina do Esporte, esta marcada para o dia 28 de agosto, e a modalidade a ser trabalhada será o tchoukball.
Saiba mais: O badminton é um jogo de raquete que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num court por dois ou quatro jogadores, respectivamente, singulares e pares. O court é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raquete para bater o volante entre as duas partes por cima da rede. O objetivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário – ação ofensiva – e impedir que o volante toque no seu próprio campo – ação defensiva. O jogo é ganho pelo jogador ou equipe que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipe que atingir primeiro os 21 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos. O jogo é dirigido por treze árbitros, sendo um o árbitro geral, um Árbitro Principal, um árbitro de serviço e dez juiz de linha. O campo de jogo de badminton deve ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogo singulares) e 6,10 metros (jogo pares).
Fonte: Eduardo Ventura/PMT