Plano Municipal de Educação é aprovado
Inédito no município, foi aprovado na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (22) o Plano Municipal de Educação (PME).
O PME vem sendo discutido no município desde o dia 25 de fevereiro deste ano, envolvendo a participação e representação das instituições de ensino das redes privada, pública e confessional, assim como os setores da sociedade civil e organizações não governamentais.
A aprovação do Projeto de Lei representa uma conquista para a educação do município, sendo que estes temas permeiam o processo de democratização e universalização da educação. “Tendo o compromisso de formar a criança o jovem e o adulto com qualidade de viver e conviver em sociedade, formando-a mais equânime, pois educação é um direito constitucional de todos e para todos, sem qualquer tipo de preconceito e discriminação”, afirma a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação Lúcia Helena Fernandes de Souza.
O PME é composto por 20 metas e abrange 280 estratégias. Estas metas e estratégias estão alinhadas ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação.
O Plano Municipal de Educação apresenta temas e objetivos pautados na qualidade da educação, acesso e permanência do estudante na escola, qualidade da educação, valorização docente e financiamento da educação expressas nas metas e estratégias para impulsionar o desenvolvimento da educação no município, não tratando de concepções, pressupostos metodológicos e filosóficos da educação, elementos estes contidos em documentos norteadores definidos nas Diretrizes Curriculares Nacionais.
Fonte: Priscila Ladislau/PMT