Unidade de Saúde realiza atividades para portadores de doença celíaca

A UBS Humaitá em parceria com os alunos do Curso de Nutrição da Unisul realiza atividades que incentivam hábitos saudáveis e necessários, na maioria dos casos. Na 4ª Oficina Culinária, oferecida para os usuários da unidade Humaitá foram apresentadas receitas pensadas para portadores de doença celíaca.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os portadores da doença celíaca são intolerantes ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodca e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água. A doença só pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue, pois os sintomas são muito variados e constantemente associados com outras doenças. Normalmente se manifesta em crianças com até um ano de idade, quando começam a ingerir alimentos que contenham glúten ou seus derivados.

A equipe da unidade de saúde escolheu este tema por ver a dificuldade que os portadores da doença celíaca passam para se alimentar corretamente. “Sabemos que é difícil encontrar produtos sem glúten, e quando encontrados, são de custo muito elevado. Nas receitas apresentadas pelas alunas e professoras do curso de Nutrição da Unisul, os ingredientes utilizados foram de baixo custo, de fácil preparo e saboroso”, explicou a enfermeira, Josiane Tancredo.

Quer tentar fazer alguma receita?

Suco Branco

4 unidades de morango

2 fatias de abacaxi

½ unidade de banana

250 ml água de coco

Bata tudo no liquidificador, com gelo se preferir


Suco Verde

1 fatia média de abacaxi

1 um Kiwi

1 folha de couve pequena

250 ml água de coco

Bata tudo no liquidificador, com gelo se preferir

 

Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT