Combate ao Abuso e à Exploração Sexual é tema de palestra

O dia 18 de maio é dedicado ao Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Neste ano, a data foi lembrada pela escola Arino Bressan, por meio de uma palestra ministrada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Salete Cavaler.

A palestra desenvolvida pelo professor Jefferson Prudêncio, como parte da disciplina de História, ajudou alunos e professores a entenderem melhor o tema e se prepararem para o enfrentamento da violência sexual.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos, que, no Brasil, atinge milhares de meninos e meninas cotidianamente – muitas vezes de forma silenciosa, comprometendo a qualidade de vida e seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

As experiências de enfrentamento da violência sexual mostram que somente o envolvimento de todos os atores sociais é capaz de produzir resultados positivos na prevenção e no atendimento de crianças e adolescentes.

É nesse contexto que entra um personagem importantíssimo: a escola. Parceira fundamental, ela deve e pode ajudar a romper o pacto de silêncio que encobre os crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Fonte: Adriana Oliveira/PMT