Agendamento aberto diminui filas de espera
A nova proposta de agendamento para as unidades básicas de saúde já está sendo implantada em algumas unidades básicas de saúde (UBS) do município. O projeto piloto iniciou na UBS Passagem e já está sendo implantado também na UBS São Martinho I.
O agendamento aberto propõe o acolhimento do paciente, identificação do grau de necessidade e oferta de atendimento, seja de imediato ou agendado para os dias seguintes.
Para a implantação do projeto foi disponibilizado uma segunda médica para a unidade, ou seja, além da médica titular havia um profissional de suporte. “A lógica é que esse projeto seja realizado progressivamente em todas as UBS. O município já conta com algumas unidades que já trabalham com a demanda aberta, e nessas, o projeto será complementado. Nas demais ele será implantado da mesma forma que o trabalho da UBS Passagem foi iniciado”, explicou a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde Tanara Cidade de Souza.
Para a coordenação da UBS Passagem, o fluxo de trabalho melhorou e já existe um reflexo desta melhoria para os usuários. “Nós temos uma oferta de atendimento de qualidade diariamente. A agenda aberta propõe que você tenha um acolhimento disponível durante o horário de atendimento da UBS, sem ser necessária a fila de espera, sendo que qualquer servidor pode fazer o acolhimento, deixando a classificação de risco para o enfermeiro”, destaca a enfermeira responsável pela UBS Passagem Rita de Cássia Martins Nunes.
Fonte: Daniela Goulart/PMT