Nova sede da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social é apresentada
Os serviços da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social agora estão mais perto da população. A fundação passou a atender na Casa da Cidadania, localizada no Centro. Para apresentar este espaço ao público, uma solenidade foi realizada na tarde desta terça-feira (19).
O evento contou com diversos representantes de entidades civis e assistenciais, além, da presença do prefeito Olavio Falchetti, do vice Akilson Ruano Machado e da vice-presidente da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social Maria Salete Cavaler. O promotor da Vara da Família, Infância e Adolescência, Dr. Osvaldo Juvêncio Cioffi Júnior também esteve no evento. A diretora-presidente da Fundação Municipal Jane Dal Bó Falchetti ficou impossibilitada de comparecer ao evento por motivo de força maior.
Anteriormente, a fundação estava localizada na rua Lauro Müller, beira-rio, próxima ao colégio São José. O processo de mudança foi realizado no início deste ano. O novo endereço, além de aproximar os serviços de atendimento da população, proporcionou uma redução de custos aos cofres públicos. Com a mudança da sede, o município passa a economizar R$ 10 mil mensais com aluguel, uma vez que o prédio da Casa da Cidadania pertence à prefeitura.
Os setores de Evasão Escolar e Conselho Tutelar, localizados anteriormente na rua Lauro Müller (edifício Balsini Júnior), também passaram a atender em novas estruturas pertencentes a prefeitura. O setor de Evasão Escolar agora fica localizado na Casa da Cidadania, com a Fundação de Desenvolvimento Social. Já o Conselho Tutelar passou a realizar atendimentos no Mercado Público ainda em 2014. Com mais estas realocações, o município soma economia de R$ 2.438,44 mensais com aluguel. “ Estamos investindo cada vez mais no edifício social para melhorar a qualidade de vida da população e ainda gerar economia para os cofres públicos”, destacou o prefeito Olavio Falchetti.
O espaço, agora utilizado pela Fundação Municipal de Desenvolvimento Social, há anos tem sido dedicado ao exercício de direitos. Inicialmente a estrutura era utilizada como sede do Fórum da Comarca de Tubarão e, posteriormente, como Casa da Cidadania. Os últimos serviços prestados contemplavam os atendimentos judiciais à população de baixa renda.
Além dos serviços oferecidos pela Fundação de Desenvolvimento Social, a Casa da Cidadania continuará abrigando os Conselhos Municipais. A nova estrutura possibilita a qualificação dos serviços oferecidos, especialmente com a possibilidade de realizar reuniões e outras atividades em um auditório.