Tubarão sedia Encontro Regional de Educação Integral
O município de Tubarão sedia, nesta quarta-feira (15), o 2º Encontro Regional de Educação Integral do Estado de Santa Catarina. As atividades acontecem no auditório da Fundação Municipal de Educação (FME), a partir das 9 horas.
A programação do evento prevê a realização de palestras e debates, com foco no tema sustentabilidade, e apresentações artísticas preparadas pelos alunos do programa Mais Educação.
Este é o segundo encontro do ano, para o qual são esperados profissionais do setor educacional, dos municípios catarinenses que possuem o Comitê Regional de Educação.
Para integrar ainda mais os participantes, está prevista uma visita ao Museu Willy Zumblick. “Queremos que os visitantes, que vêm à nossa cidade para falar de educação, tenham também a oportunidade de conhecer nossa cultura. Por isso, vamos levá-los para visitar as obras de nosso artista maior”, conta a diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza.
As atividades encerram às 16h30. O evento é uma organização da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, com coordenação do Comitê Regional de Educação Integral (Amurel).
O que é – A educação integral deve atender a todas as dimensões do desenvolvimento humano e se dá como processo ao longo de toda a vida. É um conjunto de estratégias para o desenvolvimento pleno do ser humano, a partir da integração e ampliação de tempo, espaços e conteúdos de aprendizagem, dentro e fora da escola. Nesse sentido, reconhecer os conhecimentos adquiridos tanto na escola, quanto na cidade, na comunidade e no contexto familiar é condição fundamental para a construção de uma educação integral de qualidade. Assim, todos – escola, família, comunidade e a própria cidade –, são educadores e aprendizes de um mesmo e colaborativo processo de aprendizagem.
Programação
9 horas – Abertura
Diretora-presidente da Fundação Municipal de Educação – Lúcia Helena Fernandes de Souza
9h15 – Apresentação Cultural – Programa Mais Educação
9h40 – Palestra: “Como trabalhar a sustentabilidade em sala de aula”
Palestrante: Professora Dra. Fátima Elizabeti Marcomin (Unisul)
11 horas – Debate
12 horas – Almoço
13 horas – Visita ao Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick
13h30 – Apresentação Cultural – Programa Mais Educação
14h15 – Palestra: “Como trabalhar a sustentabilidade na rede municipal”
Palestrante: Professora Paula Wronski (FME)
15 horas – Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental
16 horas – Apresentação Cultura – Programa Mais Educação
16h30 – Apresentação cultural e coffee break de encerramento
Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT