CEI Orlando Francalacci entra na luta contra a violência
O mês de março promete ser marcado por diversas iniciativas de ampliação da qualidade de vida do gênero feminino. Para tanto, o combate à violência tem sido tema recorrente de várias ações promovidas na cidade.
Nesta terça-feira (24), foi a vez das crianças e educadores do Centro de Educação Infantil (CEI) Orlando Francalacci darem sua contribuição.
Os pequenos de 4 a 6 anos, acompanhados dos professores da unidade escolar, aderiram à causa promovendo a distribuição de panfletos e revistas que abordam o tema.
Para atingir um grande número de pessoas, o grupo se deslocou da comunidade do Caruru e se concentrou no Calçadão da cidade, onde ocorreu, ao longo da tarde, a distribuição do material informativo às pessoas que circulavam pelo local.
A ação, explica a diretora Zoraide Mendes de Souza, encerra a série de atividades realizadas pela unidade escolar, durante o mês de março. “Trabalhamos o tema violência também dentro da sala de aula, de forma bastante efetiva, para despertar em nossos alunos valores como amizade, tolerância, bondade, entre outras virtudes tão importantes para a formação deles, futuros pais de família”, cita.
A diretora salienta que a intenção de trabalhar o tema foi despertada pelo juiz do Juizado Especial Contra a Violência Doméstica e Familiar, Maurício Fabiano Mortari, que promoveu palestras sobre o tema, para as diretoras da rede municipal de Educação. “A partir daquela iniciativa do poder judiciário resolvemos levar o assunto para ser discutido com nossas crianças, que, apesar da pouca idade, não estão imunes à violência e, alguns, inclusive, relatam situações que presenciaram”, atesta Zoraide.
Redescobrir virtudes, criar bons princípios e despertar nos pequenos a importância da solidariedade são resultados diretos que o projeto pretende alcançar. “É uma lição que esperamos que eles levem para toda vida”, anseia.
Fonte: Adriana Oliveira/Decom/PMT