Judô adaptado é oferecido na Apae
Seis alunos da Apae de Tubarão já começaram os preparativos para representar Tubarão nos jogos do Parajasc, que ocorrem no final de abril, em São Miguel do Oeste. Eles praticam judô adaptado ou judoterapia. A modalidade é oferecida pela Fundação Municipal de Cultura e Esporte.
As atividades esportivas iniciaram em 2014, após um contato entre as direções da fundação e da Apae. “Em 2013 procuramos a Apae e nos colocamos à disposição para realizar atividades esportivas com os alunos, objetivando incentivá-los a participar de jogos como o Parajasc”, relata o coordenador de Ações Esportivas Antonio Alberto de Lara. Em 2014, 15 alunos da Apae formaram a delegação que representou Tubarão na 10ª edição do Parajasc, em Chapecó.
Os treinos de judô adaptado ocorrem na sala de lutas do Complexo Esportivo da Unisul, todas as quintas-feiras, das 14h às 15h. A orientação das atividades é do professor Rômulo Luiz da Graça. Ele é faixa preta e utiliza métodos específicos durante os treinamentos. “O judô exercido com qualidade, regularidade e humildade levam o individuo a vivenciar toda uma gama de experiências corporais e emocionais que o amadurecem e o aprimoram em suas zonas emocionais de maior carência e fragilidade”, afirma o professor.
Além do judô, outras modalidades são oferecidas aos alunos da Apae, como é o caso do atletismo e da bocha.
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT