CMDCA financiará projetos socioeducativos

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) destinará a quantia de R$ 405 mil por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) para financiar projetos socioeducativos, voltados ao atendimento de crianças e adolescentes, neste ano. 

Para auxiliar com esta ação e elevar a quantia destinada aos programas no ano de 2016, cada contribuinte tubaronense pode colaborar. Destinando 3% do valor devido no Imposto de Renda, mais ações socioeducativas poderão ser financiadas, auxiliando crianças e adolescentes do município.

Se você tem imposto a pagar e quer contribuir com o conselho, o programa de declaração do Imposto de Renda, que se encontra no site da Receita Federal do Brasil (idg.receita.fazenda.gov.br), gerará dois Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARFs), um com valor da doação (3% do total) e o outro com o restante do imposto a pagar. O colaborador também pode recorrer a um contador para auxiliar na doação.

Para este ano, após processo seletivo para seleção de programas e atividades de proteção socioeducativa, as entidades e programas não governamentais como APAE Tubarão, Fundação Municipal de Cultura e Esporte (FMCE), Fundação Educacional Joana de Ângelis (FEJA), Lar da Menina, ONG Moradia e Cidadania, Pequenos Leoninos, Combentu, Sociedade Tubaronense de Amparo aos Necessitados (STAN) e Associação Vida e Arte serão contemplados com recursos para financiamento dos projetos apresentados.

No ano de 2014 o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) financiou a “Oficina do futuro: Inclusão digital – Formação de pessoas resultando em cidadania” da Sociedade Tubaronense de Amparo aos Necessitados (STAN), “Musica como ferramenta neuropsicopedagógica e fonoaudiológica para o desenvolvimento de pessoas com deficiências” da APAE Tubarão, “Ludoteca Brincar é Educar” da Combentu e “Pequenos Leoninos” da Associação Pequenos Leoninos.

O financiamento tem como objetivo incentivar, apoiar, promover, atender, valorizar e dar visibilidade a práticas das entidades registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e que contribuam para a promoção, garantia, defesa e atendimento de crianças e adolescentes do município. O conselho tem como critério de seleção projetos de cunho social, inovadores ou complementares para a entidade e para a comunidade.

O Fundo da Infância e Adolescência é um fundo público e totalmente gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Todo o recurso do FIA é exclusivamente investido na política pública para a criança e o adolescente do município de Tubarão. Todos os projetos e entidades contempladas pelo fundo podem ser conferidas no link abaixo.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT