Rede de drenagem é recuperada

A rede de drenagem da rua Vereador João Praxedes Teixeira, no bairro Recife, próxima ao campo de futebol da localidade, recebe melhorias, com a desobstrução e troca de tubulações. Na manhã desta segunda-feira (23), os trabalhos iniciaram com a retirada de duas árvores tipo Pinos SP, já que as raízes dessas duas plantas estavam comprometendo a tubulação.

Os trabalhos envolvem as secretarias de Infraestrutura, Proteção e Defesa Civil e a Fundação Municipal de Meio Ambiente. Há algumas semanas, técnicos do município iniciaram o monitoramento e inspeção de vários pontos onde são registrados alagamentos em dias de chuvas torrenciais. Em muitos destes locais foram constatados problemas na rede de drenagem decorrentes de assoreamento, além de tubulações danificadas, como é o caso desta rede de drenagem. A tubulação da rua Vereador João Praxedes recebe as águas provenientes dos bairros Vila Moema, Aeroporto e Recife.

A autorização para o corte das duas árvores foi expedida pela Fundação Municipal de Meio Ambiente. No local, serão plantadas seis novas árvores, desta vez, nativas da região. Serão dois Ingás, três Ipês e uma Quaresmeira. “O Pinos não é uma árvore nativa da região. Com raízes profundas, elas entram na rede de drenagem, estourando os tubos, o que impede o escoamento de 80% da passagem de águas pluviais, causando os alagamentos nas ruas Conselheiro Mafra e Wenceslau Braz”, relata o secretário de Infraestrutura Ismael Medeiros.

A obra no bairro Recife deve ser concluídas em cerca de 20 dias. Neste tempo, a rede ficará exposta, pois é necessário realizar a limpeza, bem como trocar os tubos que romperam. Esse trabalho é semelhante ao realizado também na vala que fica no final da rua Princesa Isabel e também na rua dos Ferroviários, ambas em Oficinas.

Poda – Outra atividade realizada na região do campo do Recife é a pode de árvores. Os moradores do entorno solicitaram o corte dos galhos, com objetivo de trazer maior segurança.

 


Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT