Câmara fria da Central de Logística passa por testes
Valorizar a agricultura familiar dando condições aos pequenos produtores para comercializarem o que produzem de forma direta ao consumidor é um dos objetivos da Central de Logística. Nesta semana, foram concluídos os testes da câmara fria. A central fica localizada na Ceasa, em Tubarão.
A aquisição da câmara fria foi possível por meio de um convênio entre o município e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no valor de R$ 258.967,00 e contrapartida de 10% da prefeitura.
Com todos os equipamentos adquiridos em funcionamento, o próximo passo é formalizar os convênios com as cooperativas de agricultores familiares que utilizarão o espaço da central. Esta próxima etapa deve ocorrer a partir de fevereiro, com o retorno das atividades da Câmara de Vereadores, pois os convênios devem ter autorização do Legislativo.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Clair Teixeira, a Central de Logística deve fortalecer a agricultura familiar. “Entre os vários objetivos está o de potencializar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, focando o acesso direto ao consumidor final. Outro objetivo é facilitar a logística de distribuição de produtos alimentícios oriundos dos 32 municípios que integram o território, além de ampliar a capacidade de estocagem de produtos da agricultura familiar”, avalia o secretário.
Com a implantação da Central de Logística também será possível fortalecer e qualificar os mercados institucionais do território por meio dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE) e ainda inserir os produtos da agricultura familiar no mercado convencional por meio da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina, a conhecida Ceasa, que possui unidade em Tubarão, localizada no bairro Revoredo.
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT