Defesa Civil faz orientações sobre temporais com raios

A forte onda de calor deve chegar ao seu ápice nesta quarta-feira (14). A previsão é que os termômetros marquem temperaturas próximas aos 40ºC. Com as máximas elevadas, os temporais tem sido constantes também e muitas vezes acompanhados por descargas elétricas. Por isso, é preciso tomar algumas precauções, como orienta a secretaria de Proteção e Defesa Civil.

“A recomendação é não tomar banho, seja de mar, de piscina ou mesmo de chuveiro e falar ao telefone fixo quando estiver caindo raios, pois há possibilidade de a descarga elétrica do raio ser conduzida pelas redes elétricas e de telefonia. Se a pessoa estiver em campo aberto, não deve se abrigar embaixo de árvores e de preferência ficar deitado. Outra recomendação importante é evitar andar de moto em locais descampados, pois a proteção do pneu da moto não é suficiente, diferente do carro, este sim pode ser usado para proteção em caso de chuvas com raios”, observa o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques.

Ainda entre as orientações da Defesa Civil está a de sair da beira-mar e a de desligar os aparelhos eletrônicos da rede elétrica para evitar que queimem. A secretaria está de sobreaviso nestes dias e em casos de emergência a população pode acionar o telefone 199 e registrar o pedido de auxílio.

Previsão do tempo – Com as temperaturas em alta, a quarta-feira deve ser novamente muito quente. “Esta onda de calor, que vem da Amazônia, deve ter uma trégua a partir de quinta-feira (15) com a chegada de uma frente fria. No entanto, como em todas as frentes frias, antes de elas chegarem a temperatura se eleva ainda mais. Por isso, a expectativa é que a quarta-feira seja mais um dia de muito calor, com temperaturas máximas chegando perto dos 40ºC”, explica Rafael.

Nesta semana, as máximas chegaram a 38,1ºC na tarde de segunda-feira e nesta terça, ficaram por volta dos 35.4ºC, conforme dados da estação meteorológica da Plantar Agronomia, com sede na Vila Moema. “Além da temperatura em si, há duas questões importantes, uma é a sensação térmica que tem a ver com o vento, e a outra é o índice de calor, que está relacionado à umidade, quanto mais úmido, mas calor. Na segunda-feira, a sensação térmica foi por volta de 43ºC, já o índice de calor de quase 50ºC”, relata Rafael.

Para a quarta-feira, é esperado novamente um dia de altas temperaturas. “Deve ser bem elevada, se tiver cobertura de nuvens, pode ser que a temperatura no termômetro não eleve tanto, mas a umidade deixará o tempo abafado e índice de calor será elevado também”, pondera Rafael.

Com o “calorão”, é preciso tomar cuidados também com a alimentação, evitando alimentos gordurosos e dando preferência a legumes, verduras e frutas que também ajudam a hidratar o corpo, sem esquecer de ingerir bastante água (no mínimo 2 litros por dia). Outro cuidado importante é a utilização de filtro solar, chapéus e bonés para evitar queimaduras solares.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT