Vai à praia? Não esqueça o protetor solar!
Verão, férias ou mesmo um fim de semana de descanso, são uma pedida para esticar até uma das praias da região, ou ainda, aproveitar a piscina. Independente do destino escolhido, o fato é que usar o protetor solar é fundamental. Um dos causadores do câncer de pele pode ser exatamente a falta de cuidados durante a exposição aos raios solares ou ultravioletas. De 95 casos de cânceres detectados desde janeiro no município, 77 são de pele.
Seguindo os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado, somente neste ano, 9.204 casos deste câncer foram registrados em Santa Catarina. Muitas pessoas se preocupam apenas no verão, durante a exposição prolongada ao sol, mas é importante muita atenção durante todo o ano. Claro que a atenção maior deve ser nessa época, que é quando as pessoas ficam mais tempo expostas ao sol. Outro alerta é: mesmo em dias nublados ou na sombra é necessário se proteger, pois existem ainda os raios ultravioletas que também oferecem riscos à saúde.
De acordo com a coordenadora de políticas públicas da Fundação Municipal de Saúde, Sandra Grandemagne, alguns sinais podem ser considerados alertas. “Lesões na pele, feridas que não cicatrizam em até quatro semanas e mudanças na textura da pele devem ser levados a sério. Ao perceber qualquer alteração é necessário procurar um profissional de saúde”, alertou.
Para se proteger dos raios é necessário usar protetor solar frequentemente, roupas com tecidos de trama fechada, chapéu de aba larga e, se possível, óculos de sol e protetor labial. “Durante toda a vida, os efeitos causados pelos raios se acumulam e criam danos à pele, causando o envelhecimento da pele, manchas e até câncer”, explicou Sandra.
Fonte: Daniela Goulart/Decom/PMT