Palestra celebra Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
Uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência doméstica. Muitas vezes, estes crimes se tornam invisíveis ou são tratados como algo relativo à esfera familiar. Para romper esse silêncio, desde 1981 o movimento feminista comemora, com luta, em 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher.
Para lembrar esta data de forma educativa, uma palestra foi realizada ao grupo de mulheres do Centros de Referência em Assistência Social (CRAS I) Morrotes, pela assistente social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Vera Regina Rodrigues. As participantes usavam o laço branco como símbolo da erradicação da violência doméstica e ouviram com atenção todas as informações repassadas pela palestrante. “Nós aprendemos muito no dia de hoje. Poder compartilhar ideias e discutir um assunto tão importante com uma especialista foi muito interessante”, afirma a participante Maria Eli Castro.
Ao final do encontro as participantes do grupo também puderam conhecer o objetivo e os benefícios das obras de macrodrenagem que atingirá diversos bairros do município, incluindo o Morrotes. A palestra foi promovida pelo Programa de Drenagem Urbana Sustentável, por meio da Fundação de Desenvolvimento Social. O projeto técnico social é uma exigência da Caixa Econômica Federal (CEF), responsável pela liberação dos recursos, e possibilita levar informações aos moradores dos bairros de abrangência da obra que haverá impactos, porém, os benefícios serão maiores.
Macrodrenagem: A obra da macrodrenagem foi retomada no início de novembro de 2013. O serviço havia sido suspenso em janeiro de 2013 para que fossem feitas avaliações em relação ao contrato e correções no andamento das atividades. A macrodrenagem beneficiará aproximadamente 28 mil habitantes dos bairros Morrotes, Dehon, Humaitá e Centro. O objetivo é prevenir a ocorrência de enchentes e alagamentos, com a colocação de caixas de ligação e passagem de água, e a construção de galerias.
Fonte: Tayná Rosick/PMT