Anemia falciforme é discutida em sessão da Câmara

As atividades do mês da Consciência Negra, lembrado em novembro, iniciaram nesta segunda-feira (10) com uma discussão sobre a anemia falciforme. O tema foi debatido na sessão da Câmara de Vereadores.

A presidente do Movimento Cultural de Conscientização Negra Tubaronense (Mocnetu) Alaíde Cardoso e a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de Tubarão Aleída Cardoso participaram da sessão. Elas apresentaram dados sobre a anemia falciforme, doença que atinge especialmente a população negra, bem como as ações que são realizadas pela coordenadoria em Tubarão.

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária. Ela causa alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.

A doença não possui um tratamento específico, e exige acompanhamento médico constante para manter a oxigenação adequada nos tecidos e a hidratação, prevenir infecções e controlar as crises de dor.

Além da anemia falciforme, outros temas serão discutidos ao longo da programação. Nesta quarta-feira (12) haverá um debate com os alunos da professora Jorgeana, do ensino médio da escola João XXIII, da Passagem. Os temas em discussão serão as cotas e o preconceito racial.

No dia 21, ocorre o Happy Hour da Consciência Negra, com apresentação do Hino Oficial à Negritude, exibição de vídeos sobre preconceito e racismo, apresentação do grupo de dança afro “Pérola Negra”, declamação de poesias, degustação de culinária afro-brasileira, exposição fotográfica “Negros em Destaque” com Rony Costa e apresentação do grupo “Boca da Noite”. O Happy Hour tem início das 19h, no Centro Municipal de Cultura – Museu Willy Zumblick.

A programação será concluída com a realização do evento “Discutindo Nossa Africanidade”, no dia 29, a partir das 15h, no Clube Cruz e Souza. Haverá roda de conversa com lideranças e convidados,exibição de vídeos sobre preconceito e racismo e um café.

 

Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT