Semana do Lixo Zero terá palestrantes internacionais

A Semana Lixo Zero desenvolve em Tubarão diversos eventos para todas as idades e com muitas atividades para integrar e conscientizar a comunidade. Nesta quarta-feira (5) não foi diferente. Com palestras, feiras e oficinas, Tubarão conta com várias ações para desenvolver o aproveitamento e encaminhamento correto de resíduos recicláveis e orgânicos. 

O circuito de eventos iniciou durante esta manhã com a palestra “Lixo pra que te quero?!”, na escola Manoel José Antunes, na Vila Esperança, e seguiu com atividades no período da tarde com palestra sobre “Gerenciamento de Resíduos Sólidos” no Parque Ambiental da Tractebel, oficina para produção de canecas com latas recicladas no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e palestra sobre Case Tractebel no Parque Ambiental da Tractebel.

Tubarão ainda receberá a visita de duas pioneiras internacionais na aplicação do aproveitamento e encaminhamento de resíduos pelo mundo. As californianas Bea Johnson e Leslie Lukacs são integrantes da Fundação Zero Waste International Alliance pioneira na propagação do conceito Lixo Zero. Com circuito de aparições em vários eventos pelo Brasil, Bea e Leslie realizarão uma participação especial na Semana Lixo Zero do município.

Bea Johnson é escritora e autora do livro “Zero Waste Home” (“Casa Desperdício Zero” em português). O livro aborda ações para propagar o conceito Lixo Zero em casa, com ações simples e dicas divididas em oito categorias para reduzir o lixo em casa. “Desde que embarquei no estilo de vivência Lixo Zero minha vida e a da minha família mudou completamente para melhor. Nós não só nos sentimos mais felizes, como também levamos uma vida mais significativa, com base em novas experiências”, explica Bea em seu blog sobre o livro.

Já Leslie Lukacs desenvolve uma política de gestão de resíduos para os estádios na Califórnia.O principal objetivo é diminuir a distribuição de resíduos fornecidos durante os eventos realizados nas estruturas. No município, a Fundação de Meio Ambiente (Funat) e o Estádio Hercílio Luz discutem a propagação desta política no município. “Nos estádios são vendidas garrafinhas de refrigerante sem tampa e com canudo. Onde esta tampa foi descartada? Este canudinho terá um destino correto? São estes questionamentos que serão discutidos durante o evento. Todas os assuntos abordados serão reestruturados para serem aplicados no município”, afirma o diretor-presidente da Fundação de Meio Ambiente, Guilherme Bressan. 

Bea Johnson e Leslie Lukacs estarão compartilhando seus conhecimentos em uma palestra no Parque Ambiental da Tractebel, nesta quarta-feira (5), das 19h às 21h. A palestra terá um tradutor auxiliando os participantes. Com evento simultâneo, a Semana do Lixo Zero ainda contará com uma feira ecológica e reutilização de resíduos na escola Dr. Otto Feuerschuette das 19h às 22h.

 

Fonte: Tayná Rosick/Decom/PMT