Estação hidro pluviométrica é instalada no Rio do Pouso
A rede de monitoramento do Rio Tubarão foi expandida nesta quinta-feira (23) com a instalação de uma estação hidro pluviométrica no Rio do Pouso. O equipamento foi cedido pela Agência Nacional de Águas (ANA) em uma parceria com a Epagri e prefeitura.
A secretaria de Proteção e Defesa Civil fez a infraestrutura necessária para a estação. Nesta quinta-feira (23), técnicos do Ciram/Epagri e da ANA juntamente com servidores da secretaria de Defesa Civil instalaram os equipamentos da estação e também o sensor no Rio Tubarão.
A estação é do tipo hidro pluviométrica, ou seja, mede o volume das chuvas e o nível do rio. Outra estação deste tipo está instalada na cabeceira da ponte Orlando Francallaci, a ponte do Quartel, desde o a ano passado.
“A ANA tem feito parcerias com os estados e os municípios desde 2012 para formar as redes de alerta. Os dados são recebidos a cada 15 minutos e transmitidos a cada hora. Estes dados são importantes para que as autoridades responsáveis tanto municipais quanto estaduais possam tomar decisões, seja em períodos de muitas chuvas ou de seca”, afirma a especialista em Recursos Hídricos da ANA Diana Engel.
Segundo o secretário de Proteção e Defesa Civil Rafael Marques, esta estação faz parte de uma rede pensada para auxiliar no monitoramento do Rio Tubarão. “A gente tem que proteger a população de Tubarão e esta estação vem a somar com outras que já estão instaladas, e no futuro teremos dados suficientes para podermos deixar a população tranquila em relação ao nível do rio”, observa o secretário.
O prefeito Olavio Falchetti acompanhou a instalação dos equipamentos e agradeceu o apoio recebido da ANA, do Ciram/Epagri e ainda do agricultor Lenoir Miguel Antunes que cedeu a área para a estação. “Este apoio é muito importante. A estação irá colaborar para o monitoramento do rio e com isso, em eventos extremos, poderemos tomar decisões que visem garantir a segurança dos tubaronenses”, afirma o prefeito.
A rede de monitoramento – Monitorar o Rio Tubarão é uma das principais ações de prevenção e de definição de atitudes a serem tomadas em caso de eventos extremos. A rede de monitoramento é composta por uma estação meteorológica instalada no bairro Campestre, uma estação fluviométrica instalada junto à captação de água da Tubarão Saneamento, duas estações que medem o nível do rio e de chuva em Orleans e São Ludgero e também pela estação da Agência Nacional de Águas (ANA), localizada na rua Lauro Müller, na cabeceira da ponte Orlando Francalacci. A Defesa Civil também conta com pluviometros instalados em comunidades e escolas. Os equipamentos são manuais e servem para acompanhar o volume das chuvas no município.
Além de acompanhar a situação do Rio Tubarão, a secretaria também realiza o monitoramento das condições climáticas por meio das informações disponibilizadas pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram/Epagri), imagens do radar do Morro da Igreja, em Urubici, pertencente à Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica, dados do Instituto Nacional de Meteorologia e ainda do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.
Fonte: Amanda Menger/Decom/PMT