Vacinação contra clostridioses é encerrada
Seis mil bovinos foram imunizados em Tubarão contra a raiva e clostridioses (4,5 mil contra clostridioses e 1,5 mil contra raiva), totalizando 25% do rebanho de Tubarão. A campanha de imunização foi realizada pela prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e beneficiou 83 produtores do município.
No município, a prefeitura custeia a vacina para pequenos pecuaristas, possibilitando a redução consideravelmente da doença no rebanho bovino. “A vacinação é a forma mais econômica de evitar estas perdas econômicas. As clostridioses mais conhecidas são o carbúnculo sintomático, a manqueira, a peste de sangue, a enterotoxemia, o botulismo e o tétano. Já a raiva é uma zoonose, doença que se transmite dos animais para o homem e do homem para os animais e que não tem cura. Uma vez instalada a doença, o animal vem a óbito com sintomas nervosos como convulsões, tremores, afeta coordenação motora, incapacidade de se locomover, se alimentar” explica o secretário de Desenvolvimento Econômico Clair Teixeira.
Conheça mais: As doenças enquadradas como clostridioses causam enormes prejuízos aos pecuaristas, já que muitas delas são de curso super agudo, ou seja, não há tempo para tratamento do animal, que acaba morrendo por morte súbita. Os sintomas são causados pela ação das poderosas toxinas que as bactérias produzem no animal atingido.
Fonte: Priscila Ladislau/PMT