Procon orienta consumidor sobre a greve dos bancos

Após decisão em assembleia da categoria, os bancários de Tubarão entraram em greve por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (1º). Para auxiliar os consumidores, o Procon faz algumas orientações.

Os consumidores devem se prevenir de cobranças e multas por atraso, buscando canais alternativos para a quitação de contas, que podem ser as casas lotéricas e os correspondentes bancários. Lembrando que alguns serviços possuem limites diários, como é o caso dos saques.

Outros meios que podem ser utilizados são os caixas eletrônicos dos bancos, a internet e o telefone. Mas se o consumidor procurar uma dessas opções e encontrar dificuldades, pode recorrer ao Procon ou ao Juizado Especial Cível.

Mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos podem ser pagos diretamente no emitente ou ainda por débito em conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento.

A greve não é uma situação gerada pelo consumidor. No entanto, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. Caso esgotem todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa.

É importante que, ao entrar em contato com a empresa, pedindo uma alternativa para pagamento, deve-se anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento. Em hipótese alguma, o consumidor poderá ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito. Caso isso ocorra, deverá registrar queixa no Procon ou nos Juizados Especiais Cíveis.

Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor pode buscar orientação no Procon. Em Tubarão, o órgão de defesa do consumidor está localizado na avenida Marcolino Martins Cabral, 336 (Central do Cidadão), e funciona de segunda a sexta, da das 8h às 18h.

 

Fonte: Procon SC