Tubarão e Jaguaruna confiantes em ponte provisória
Os prefeitos de Tubarão, Olavio Falchetti, e de Jaguaruna, Luiz Napoli, e o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli, estão confiantes no sucesso da busca por uma ponte metálica provisória para reativar a ligação entre os dois municípios. Na tarde de sexta-feira (17), os dois prefeitos elaboraram um ofício conjunto em que fazem a solicitação ao Exército e se comprometem a resolver a questão até o dia 31 de outubro, data estipulada para que a ponte seja retirada do local. “Usando esta data como referência, teremos pouco mais de nove meses para terminar o projeto, fazer convênio, licitar e realizar a obra”, destacou o prefeito de Tubarão.
Após a finalização do projeto, existe um compromisso do Governo do Estado de firmar convênio e arcar com 70% do valor da obra. Os dois municípios dividirão em partes iguais os 30% restantes. “É um compromisso nosso, que teremos que cumprir, independentemente da ação do Estado”, determinou Olavio.
A ponte de Congonhas, localizada na divisa entre os dois municípios, cedeu na madrugada do dia 1º de janeiro, após o rompimento de uma barreira metálica que impedia o acesso de caminhões à passagem – o peso dos grandes veículos provocou o comprometimento da estrutura de madeira. Dias depois, o prefeito Olavio Falchetti entrou em contato com o Capitão Gilson Tomelin, comandante da 3ª Cia do 63º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, solicitando a cessão temporária das estruturas. O presidente da Assembleia Legislativa Joares Ponticelli acionou rapidamente representantes do Governo do Estado para legitimar a solicitação, inclusive junto a representantes do alto escalão do Exército. “Só temos a agradecer o deputado Joares, que reforçou os nossos pedidos”, complementou Olavio.
Cada prefeitura ficará responsável pela construção de uma cabeceira, para que a ponte metálica seja instalada. A expectativa é de que a confirmação venha já no início da próxima semana, com o início das obras logo em seguida. Paralelamente, os municípios aguardam a entrega do projeto da ponte definitiva, de concreto, que está sendo feito pela Iguatemi Engenharia, empresa contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Regional.