Unidades de saúde devem ser entregues à comunidades em breve

O bairro Oficinas em breve contará com mais uma nova Unidade Básica de Saúde: Oficinas II. Nesta segunda-feira (1º) foram retomadas as obras de construção da unidade. Após rescisão do contrato com a construtora Pais e Filhos, a prefeitura, através de expediente próprio, instaurou um processo administrativo contra a empresa, o que possibilitou chamar a segunda colocada do processo licitatório.


De acordo com o engenheiro fiscal do município Jonas de Souza, após os trâmites legais, a construtora Nelgui assumiu a obra. “Após constatarmos que a ganhadora da licitação havia descumprido o contrato, abrimos um processo administrativo para que a obra pudesse seguir sem maiores atrasos. A segunda colocada foi chamada e aceitou prosseguir com a obra pelo mesmo valor licitado anteriormente”, explica Jonas.


As obras de construção da unidade entram na fase de alvenaria e supraestrutura (colocação de pilares e vigas superiores).

A UBS terá aproximadamente 300m² e contará com cinco consultórios (odontológico, médico, enfermagem, coleta de material e curativo), sala de observação com sanitário, sala de imunização, farmácia para usuários dessa ESF, sala para ações em saúde, administrativo, ampla sala de espera, sala de esterilização e limpeza, banheiros para funcionários e banheiros para pacientes. O posto fica localizado na rua Manoel Emerick, no loteamento Soratto. Serão investidos R$ 377.727,71, deste montante, R$ 200 mil são da emenda parlamentar e o restante, contrapartida. A unidade deve ficar pronta em até seis meses.

Outras obras – O bairro Monte Castelo também será beneficiado com uma nova Unidade de Saúde. As obras neste bairro já estão em fase final e faltam apenas alguns acabamentos para que a obra possa ser inaugurada. Os serviços estão sendo executados pela empresa Nelgui, a mesma que agora executa os trabalhos da unidade Oficinas II.

 

Fonte: Priscila Ladislau/PMT