Museu Ferroviário lança nova edição do projeto Curadoria Artística

O Museu Ferroviário de Tubarão lança a terceira edição do projeto “Curadoria Artística”, que visa desenvolver um processo de assessoria curatorial e planejamento estratégico para artistas com o objetivo de promover a profissionalização e introdução no mercado das artes.

As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 20 de fevereiro pelo link e o primeiro encontro acontecerá em 21 de fevereiro, às 19h, no Museu Ferroviário de Tubarão.

A curadoria será realizada pela museóloga e curadora Silvana Silva de Souza, coordenadora do projeto e, nesta terceira edição, será promovida uma exposição itinerante por espaços culturais do sul catarinense, além do Museu Ferroviário de Tubarão. “O projeto começou com uma exposição sobre o Terno de Reis, em 2023. Já em 2024, avançou para uma exposição em modalidade de ocupação urbana, contando a história do comércio tubaronense. Agora damos um passo além. Com a itinerância, a exposição se regionaliza e os participantes têm seus nomes e seus trabalhos circulando por outros espaços”, explica Silvana.

Silvana ressalta ainda que muitos artistas locais nunca vivenciaram a experiência de ter a orientação de um curador para desenvolver seu trabalho. “Muitos artistas nunca tiveram a oportunidade de expor seu trabalho em um espaço cultural oficial. Essa é uma grande oportunidade para que artistas visuais locais se encontrem, se reconheçam, estabeleçam parcerias e tenham a oportunidade de pensar seus trabalhos por meio de métodos de criação a partir de um processo curatorial”, frisa.

Nas edições anteriores participaram artistas como Allan Mendes, Astrid Ziegler, Bruna Neves, Bruna Venâncio, Diana Matias Mathiola, Edla Zim, Eli Pereira, Idézio Jr, JB Guedes, JPAnjo, Lilian Guedes, Michel Torres Costa, Tatiane Gubert, Thiago Francisco e Valéria Braga que estão alcançando destaque no circuito de artes e já foram chamados para outras oportunidades profissionais.

O artista e escultor de Metal Art Michel Torres Costa reconhece que o projeto Curadoria Artística foi essencial para sua carreira. “Com a curadoria da Silvana e do projeto, tive clareza de entender cada etapa para alcançar novos horizontes. Isso gerou um enriquecimento do conhecimento que não consigo descrever com palavras. As exposições promovidas também foram de grande importância, pois pudemos conhecer todo o processo que envolve uma exposição, além de ter visibilidade na cidade e região”, avalia o artista.