Memórias de Tubarão: o primeiro centenário da Cidade Azul
Dando sequência a série “Memórias de Tubarão”, a reportagem desta segunda-feira (8) destaca sobre o primeiro aniversário de Tubarão, comemorado no dia 7 de maio. Para esta edição, as servidoras do Arquivo Público Municipal Amadio Vettoretti, da Fundação Municipal de Cultura, resgataram materiais da época, como jornais e fotos da década de 30, relembrando o então aniversário.
O primeiro centenário da cidade foi comemorado no dia 7 de maio de 1936, data que em sua origem, a região foi elevada a Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, e o território passou pertencer à comarca de Laguna. Somente anos mais tarde, mais precisamente em 27 de maio de 1870, o presidente da Província sancionou a lei nº. 635 que criou o município de Tubarão, território desmembrado de Laguna. Em seguida recebeu levas de imigrantes portugueses, açorianos e vicentistas.
Por fim, a data ficou instituída como o aniversário oficial do município e Tubarão comemora 153 anos em 2023. Em alusão a data, todos os “Memórias” do mês de maio serão voltadas a Tubarão, retratando a importância histórica e cultural da Cidade Azul. Confira na galeria abaixo algumas matérias da época que retratam sobre o primeiro centenário do município e também algumas fotografias de Tubarão no ano de 1930.
Estes e muitos outros registros históricos podem ser conferidos diretamente no Arquivo Público Municipal, localizado Av. Marcolino Martins Cabral, no segundo piso da antiga estação rodoviária. O horário de funcionamento do local é das 13 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.