Prefeito eleito – Período: 2009 a 2012 (42ª gestão)

Manoel Antônio Bertoncini da Silva nasceu em Orleans em 13 de março de 1961. Faleceu em Tubarão em 20 de junho de 2012. Filho caçula de Irê Santiago Silva e Nelza Bertoncini Silva. Até completar o Ensino Médio estudou em Orleans, Chapecó, Laguna e Rio do Sul. Formou-se em Medicina pela Universidade FEderal de Santa Catarina, em 1986. Na faculdade participou como voluntário do Projeto Rondon, na Floresta Amazônica. Especializou-se em cirurgia geral no Hospital Celso Ramos. Casou-se com a cardiologista Márcia Regina Pereira, com quem teve os filhos: Igor e Laís. Atuou profissionalmente em Florianópolis no Exército e no Hospital da Polícia Militar, onde chegou a 2º Tenente. Na capital, também atuou como cirurgião, nos hospitais Universitário e Celso Ramos. Em Tubarão, foi médico cirurgião e diretor clínico e técnico do Hospital Nossa Senhora da Conceição. Também participou da fundação e foi diretor-presidente do Hospital e Maternidade SOCIMED. Foi secretário municipal de Saúde de Santa Catarina. Foi presidente da Amurel e do Conselho Curador da Unisul. Faleceu acometido por um câncer, no exercício do mandato, em 2012.
Em 2008 o eleitorado de Tubarão era de 70.092 eleitores e a disputa pela prefeitura teve três chapas, com as seguintes votações: Manoel Bertoncini e Felippe Luiz Collaço, pela coligação formada pelo PSDB/PP/PDT/PHS/PR/PRB/PTB/PV (30.128 votos); Genésio de Souza Goulart e Irmoto José Feuershüette, pela coligação formada pelo PMDB/DEM/PCdoB/PRTB/PSB/PSL/PTC/PTdoB (17.331 votos) e João Olavio Falchetti e Paulo Henrique Lúcio, pelo PT (11.357 votos). Manoel Bertoncini e Felipe Collaço venceram a eleição com 51,22% dos votos válidos, para cumprirem o mandato que irira de 01/01/2009 a 31/12/2012 (42ª gestão). Manoel esteve no cargo até seu falecimento, em 20 de junho de 2012.
Ações de Gestão: aumento de especialidades médicas à disposição da população; início da construção da UPA; implantação dos Núcleos de Apoio à Família – NASF; construção da Arena Multiuso; implantação do Plano Municipal de Águas e Saneamento com concessão do serviço de tratamento de água; criação do programa Bolsa Atleta; revitalização dos ginásios Salgadão e Paulo Jacob May; construção do CEI José Santos Nunes; Tubarão sede da OLESC; atualização do plano de carreira do magistério; cumprimento do piso nacional dos professores; reforma do estatuto do servidor público municipal, dando início ao processo de unificação do regime.
Manoel Bertoncini foi vereador em Tubarão na 37ª legislatura (2005/2008). Em 2006 foi candidato a deputado estadual, pelo PSDB, obtendo 21.839 votos, alcançando a suplência.
Pela Lei Municipal nº 5.389/2020, teve nomeada em sua homenagem uma via pública em Tubarão. a Lei Municipal 3.381/2013 denomina de Dr. Manoel Antônio Bertoncini da Silva a Unidade de Pronto Atendimento, que está em construção na Margem Esquerda. O Hospital Socimed também homenageou o médico dando seu nome ao auditório da instituição.
Em sua gestão houve substituição temporária do cargo de prefeito, assumindo o vice e o presidente da Câmara Municipal. Após seu falecimento, o vice-prefeito assumiu definitivamente até o final do mandato.