Mais de 100 gestantes realizam o “Teste Mãe Catarinense”

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), promoveu no sábado (25), o “Teste Mãe Catarinense”, uma ação para todas as gestantes da rede pública e privada de Tubarão. No total, 102 gestantes realizaram o exame.

O teste ainda está sendo disponibilizado, e para realizá-lo basta fazer o agendamento prévio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). As testagens acontecem na Policlínica, nas segundas, quartas e quintas, no período da manhã.

Para fazer o exame, deve-se comparecer ao local com a carteira do pré-natal, documento de identificação com foto, RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e carteirinha de vacina.

O teste realizado funciona como rotina do pré-natal e tem por objetivo garantir mais segurança às gestantes, o feto e os recém-nascidos, pois através do exame é possível identificar doenças que afetam o sistema hematológico. Ele pode ser feito em mulheres em qualquer período gestacional, preferencialmente, até o terceiro mês de gravidez.

O exame é um teste de sangue, coletado a partir de gotículas do dedo da mãe, que é encaminhado a um laboratório para análises. As doenças que podem ser identificadas são a Doença ou Anemia Falciforme e a Talassemia Major. Estas, podem causar gravidez de risco e levar a gestante a crises de dor, infecções e até mesmo causar parto prematuro.

Em caso de resultado positivo no teste, a gestante é devidamente encaminhada para orientações e acompanhamento. As doenças podem ser tratadas, e é importante ressaltar que o acompanhamento não deve ter interrupções. A gestante deve ser avaliada frequentemente pelo médico obstetra durante o pré-natal, além do hematologista e outros profissionais de saúde.