Presidente da Câmara – Períodos: 1878/1880 (3ª gestão); 1887 (6ª gestão)
José Teixeira Nunes era filho de Manoel Teixeira Nunes e Anna Perpétua da Conceição, irmão de Leopoldina Nunes, cunhado, portanto, de João Antunes Tio. Não tiveram filhos. Era dono de vastas áreas de terras do município, onde tinha fazendas e considerável número de escravos. Figura respeitada na comunidade, fazia parte da Irmandade de Nossa Senhora da Piedade e era membro do Conselho Municipal de Instrução Pública.
Chegou ao poder eleito vereador para a 3ª legislatura (1878/1880) da Câmara Municipal, o mais votado. Substituiu Anacleto Elias Bittencourt, que havia estado interinamente no cargo, após o falecimento de João Antunes Tio, cunhado de Teixeira.
A segunda gestão ocorreu quando voltou a ser eleito vereador, na 6ª legislatura (1887/1890), sendo, mais uma vez, o mais votado e, portanto, presidente. Veio a falecer no exercício do mandato, no primeiro ano, em 1887.
Ações de gestão: o até então extenso município de Tubarão perde parte de seus domínios, com a emancipação de Araranguá, em abril de 1880; iniciada a construção da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina, que viria a ser importante instrumento de desenvolvimento da região.
Pela Lei Municipal 32/1939 é homenageado com a oficialização da denominação da via pública “Coronel Teixeira” em sua referência. a via parte da Coronel Cabral, indo até a rua Anita Garibaldi, no Centro de Tubarão, cuja abertura foi possível graças à doação de terras por José Teixeira Nunes.