Início da limpeza dos rios e córregos de Tubarão visa prevenção de alagamentos
Iniciaram nesta semana os trabalhos de limpeza nos rios e córregos que cortam a região, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas e prevenir alagamentos, especialmente durante o verão, quando o risco de enxurradas é maior.
As limpezas são realizadas por uma retroescavadeira instalada sobre uma balsa, que atua diretamente no leito dos rios. O serviço é parte de um processo contínuo que já vinha sendo desenvolvido e será intensificado neste período propenso a chuvas.
Passam por este processo de desassoreamento os rios Congonhas, Sertão dos Corrêa, Ilhota, Cubículo, os canais do Juventino e do Mato Alto e o Córrego Mesquita, que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Congonhas.
De acordo com o Secretário de Agricultura e Interior, Marcos Savi Mondo, a limpeza é essencial para garantir o escoamento adequado da água da chuva, principalmente nos bairros Santo Antônio de Pádua e Oficinas, áreas que têm histórico de alagamentos. “Em contato com um fazendeiro da região, nós chegamos à conclusão de que essa limpeza é fundamental para o escoamento da água da chuva, especialmente nessa época de verão, que tem algumas enxurradas, até em um curto espaço de tempo. Se a limpeza não for realizada, aumenta a chance de alagamento nesses bairros”, destacou o secretário.
Além de minimizar os riscos de alagamento, a limpeza dos leitos fluviais traz benefícios também para a rizicultura. Nos últimos anos, a água dos rios tem invadido as propriedades de produtores de arroz, comprometendo a produção. Com a manutenção das calhas, a água flui de forma mais controlada, evitando danos à agricultura local.
Fotos: Divulgação/PMT