Guarda Municipal intensifica vigilância com rondas do projeto Escola Segura

Desde a última quinta-feira (13), a Guarda Municipal de Tubarão (GMT) intensificou as rondas nas unidades escolares através do projeto Escola Segura. A iniciativa se deu após a mobilização da prefeitura e diversas instituições na busca de uma resposta imediata após os episódios de violência ocorridos em escolas de Santa Catarina e outros Estados.

O primeiro passo do Escola Segura foi a criação de um grupo de WhatsApp com a participação de diretores e diretoras das 109 unidades escolares públicas e privadas do município e inspetores da GMT. A proposta é informar no grupo toda e qualquer acontecimento que gerasse sensação de insegurança.

“O objetivo é aproximar escola e Guarda Municipal para garantir a segurança de professores, estudantes e funcionários nesse momento de apreensão”, destaca o diretor da GMT Daniel Martins.

No mesmo dia, uma diretora relatou um rapaz em atitude suspeita que circulava nas imediações de uma escola no bairro São Raimundo. Em minutos uma viatura foi ao local e prendeu o suspeito que estava sob o efeito de drogas.

As informações relatadas nas mensagens do grupo, no entanto, são para situações de alerta. Para o caso de uma emergência a orientação é de que sejam acionados os telefones 153 da Guarda Municipal e 190 da Polícia Militar.

O cronograma de rondas mais intensivas das cinco viaturas que circulam em cada um dos três turnos é feita em diferentes momentos dependendo do perfil de cada instituição, quantidade de alunos ou do bairro onde está localizada. Em algumas os agentes da GMT fazem a vigilância mais demorada no início de cada turno, intervalo e saída, sempre conversando com algum funcionário para verificar se tudo se encontra na segurança esperada.

Em outras escolas a passagem de vigilância pode ocorrer em horários ocasionais, que podem ser cumpridos dependendo da escala combinada em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar como forma de atender todas as unidades.